Friday, June 11, 2010

A palavra “decepção”

 

A palavra “decepção” pode causar uma confusão na cabeça de quem está aprendendo Português, quando a pessoa, de forma errada, associa “decepção”  à palavra inglesa “deception”.

Atenção “decepção” é diferente de “deception” !!!!!

A palavra inglesa “deception” significa “fraude” em Português. Ela tem origem no verbo “to deceive” que em Português significa “enganar”.

A palavra “decepção” significa quando você espera por algo que não se concretiza, é como uma desilusão, a quebra de uma expectativa. Você pode esperar que alguma coisa aconteça ou esperar uma certa reação de uma pessoa e quando tudo o que você espera não acontece, pode-se dizer que você teve uma decepção.

A “decepção” vem do verbo “decepcionar”, e assume a forma reflexiva na frase: decepcionar-se

Se você continua confuso sobre o significado da palavra “decepção”, a palavra significa em Inglês: “disappointment”.

Presente do Indicativo                                   Pretérito Perfeito (Simple Past)

Eu me decepciono                                         Eu me decepcionei

Ela se decepciona                                          Ela se decepcionou

Nós nos decepcionamos                                 Nós nos decepcionamos

Eles se decepcionam                                     Eles se decepcionaram

Vamos aos exemplos:

Eu esperava que a minha mãe me visitasse no meu aniversário. Ela não veio e isso foi uma grande decepção para mim!

Ela falou para o namorado dela: você está sendo muito cruel! Eu estou muito decepcionada com você.

O meu melhor amigo passou por mim na rua e fingiu que não me viu. Ele me decepcionou.

Esperava que o filme fosse excelente, mas me decepcionei, o filme é muito ruim.

 

Um beijo e até a próxima!

0 comments:

Post a Comment