Friday, June 25, 2010

Despedir-se

Oi minha gente, tudo bem?

Vamos falar um pouco sobre o verbo despedir-se?

Primeiramente…

Qual é o significado de despedir-se?

Despedir é dizer um “tchau”, um adeus. Despedir, é o que você fala para a(s) pessoa(s) quando você vai deixar aquele lugar. Vamos aos exemplos:

- Carla, eu tenho que ir para casa.

- Já vai embora, Lúcia? Mas ainda é cedo!!

- Sim, infelizmente eu preciso acordar cedo amanhã. Então já vou embora.

- Ah, então tá bom. Tchau, querida.

- Tchau tchau, boa noite.

Então, o ato de se despedir envolve todo esse diálogo acima e não apenas a palavra “tchau”. Quando alguém fala: “Eu vou me despedir das pessoas”, isso significa que ela vai informar as pessoas que ela está deixando aquele lugar.

Pode parecer rude se alguém vai embora de um evento, por exemplo, e não deu tchau para ninguém ou de algumas pessoas. Alguém pode comentar:

- Nossa, a Juliana foi embora e nem se despediu de mim!

A frase expressa que alguém ficou triste ou surpresa. Juliana não avisou que ia embora, não disse um “tchau”!

Observe que o verbo é reflexivo: despedir-se e é seguido pela preposição “de”. Lembre-se que o de pode sofrer combinações ou contrações (da, do, das, dos, dela, dele).

Vamos aos exemplos exemplos:

Ele se despediu de mim e foi para casa.

Ela viajou para a Austrália. Eu me despedi dela ontem de noite.

- Vamos embora?

- Sim, mas não vamos sem antes nos despedirmos das minhas colegas.

Atenção!!!! O verbo despedir-se na primeira pessoa do singular – EU – no Presente do Indicativo, é um pouco diferente:

Eu me despeço

O verbo despedir-se também tem um outro significado – to fire or be fired. Nesse caso, é muito comum usarmos a Voz Passiva e sem o pronome reflexivo. Veja o exemplo:

Ele foi despedido.

Ela será despedida se continuar a chegar atrasada.

Certo gente, então eu me despeço aqui.

Um beijo e até a próxima!

Juliana M.

0 comments:

Post a Comment