Wednesday, August 11, 2010

Oi gente!!!

Oi meus queridos, tudo bem?

Eu já cheguei da minha viagem ao Brasil, mas ainda não tinha postado nada aqui, porque ando muito ocupada. Durante a semana passada eu estava tentando me adaptar à vida em Dublin novamente e eu tive problemas com o fuso horário. No Brasil, temos que atrasar o relógio em 4 horas. E quando chegamos na Irlanda de volta, temos que adiantar o nosso relógio em 4 horas. Por isso, fiquei muito cansada e isso mudou toda a minha rotina de sono. Dormia muuuuuito tarde e também acordava muuuuuito tarde.

Agora está tudo bem de novo!

Vamos ver esses dois verbos que eu escrevi acima?

ADIANTAR                     ATRASAR

Adiantar* é fazer algo antes do tempo programado. Adiantar o relógio é colocar as horas à frente das que o relógio está marcando.

Exemplo:

- Carla, você aqui tão cedo?

- Sim, a reunião estava marcada para às 8:30, mas eu cheguei 2 horas adiantada.

(Carla está 2 horas adiantada. Em outras palavras, ela chegou às 6:30)

Veja outro exemplo:

Eu gosto de adiantar o meu relógio em mais ou menos uns 5 minutos, porque assim sempre chego no meu trabalho um pouco mais cedo.

 

Atrasar* é fazer algo depois do tempo programado. Atrasar o relógio é colocar as horas para antes das que o relógio está marcando:

Exemplo:

- São 10 horas, o filme já vai começar e o meu pai ainda não chegou.

- Ah filha, ele ligou e disse que vai se atrasar cerca de 10 minutos.

(o pai está atrasado. Em outras palavras, ele não chegou na hora combinada e sim depois da hora prevista).

Veja outro exemplo:

Eu não gosto de me atrasar para os meus compromissos, por isso sempre acordo mais cedo.

 

* Há outros significados para ADIANTAR e ATRASAR que vamos ver em um outro dia.

Certo, meus amigos, vamos ficar por aqui e se não entendem alguma coisa, por favor, mandem-me as perguntas! :)

Um abraço

E até a próxima!

Juliana M.

0 comments:

Post a Comment