A chamada "calçada portuguesa" ou "pedra portuguesa" é um tipo de piso usado na pavimentação de áreas públicas e privadas por onde transitam os pedestres. Esse tipo de revestimento foi criado em Portugal, por volta do século XIX., e foi levado a diversas cidades ao redor do mundo, como Barcelona, Rio de Janeiro, Paris, Nova Iorque e Tóquio.
A calçada portuguesa é feita com pedras irregulares e frequentemente são usadas pedras brancas e pretas. Cada pedra é colocada uma a uma, com a ajuda de um martelo, e a sua colocação é feita com base em um desenho prévio.
O "calçadão" em Copacabana, no Rio de Janeiro, foi feito com pedras portuguesas em 1906 e é uma das imagens populares impressas em cartões postais do Brasil. Hoje em dia, as pedras portuguesas também estão sendo colocadas para trazer informação ao turista. A sua colocação é projetada seguindo o desenho de um QR - um código em 2D que possibilita a leitura de informações sobre o local. Esse código pode ser escaneado por grande parte de celulares e tablets que têm câmera fotográfica.
Veja os vídeos abaixo para mais informações e imagens da pedra portuguesa:
A calçada portuguesa - ter ou não ter?
(leia a reportagem)