Saturday, June 25, 2011

Primeiro casamento gay coletivo no Brasil

Enquanto se celebra a semana do Orgulho Gay em Dublin, no Brasil, o clima é de romance e justiça para casais do mesmo sexo. Foi realizado, nesta última quinta-feira(22/06) o primeiro casamento gay coletivo do país.

A cerimônia, que reuniu por volta de 600 pessoas, aconteceu no Rio de Janeiro no auditório da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, lotado de amigos e familiares dos noivos.

Depois de duas horas, os 43 casais presentes tiveram suas uniões estáveis registradas, com direito a tapete vermelho na entrada, música ao vivo, champanhe e muitas lágrimas de emoção.

Romantismo para alguns, ato de justiça para outros, o casamento coletivo gay ficou marcado como um passo positivo em busca da igualdade de direitos e combate à intolerância. A partir de agora, os casais passam a ter os seus direitos e deveres reconhecidos como membros de uma mesma família.
 
Veja abaixo uma reportagem sobre a cerimônia:
 
Beijinhos
Juliana M.

Thursday, June 23, 2011

Festa Junina

Oi, gente!

Como estão vocês?

Hoje, eu quero comentar sobre um evento que acontece no mês de junho e é muito especial para os brasileiros e portugueses. No dia 24 de junho, comemoramos a Festa Junina, para festejar o dia do São João.

O São João era primo de Jesus. Ele ganhou o nome de "Batista" porque batizava as pessoas no rio Jordão. A tradição de comemorar o dia em que acredita-se que ele nasceu - 24/6 - tem origem nos países europeus católicos.

A festa em comemoração a São João é muito grande e é sempre marcada pelas danças, comidas, músicas e bebidas típicas desse período. As manifestações culturais e pratos preparados para a Festa Junina sofreram influências dos povos indígenas e africanos. Veja abaixo algumas das principais delícias dessa festa:

A canjica de milho
O milho verde
A pamonha de milho

 O licor de jenipapo
 A pipoca
 A maçã do amor
 O bolo de milho
 O amendoim

E na Festa Junina também tem:

A fogueira
 O trio forrozeiro
                          
 A quadrilha
 Os fogos de artifício

Excelente! Agora, vocês já sabem um pouco mais sobre a nossa Festa Junina e já podem curti-la!

Muitos beijos e um feliz São João!!!!
Juliana M.